CONSELHO ESCOLAR E O APROVEITAMENTO SIGNIFICATIVO DO TEMPO PEDAGÓGICO
POR: RONICILDA STHEOMAR
ORIENTAÇÃO: SIMONE MÁRCIA MAMEDE
INTRODUÇÃO
ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE DIREITO DA CIDADANIA
o EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
o DE QUE MODO A ESCOLA PODE SE ORGANIZAR PARA ATENDER AO DIREITO DO ESTUDANTE DE TER ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?
o COMO PODE SER ASSEGURADA A QUALIDADE DO ENSINO?
o DE QUE FORMA A ESCOLA ORGANIZA AS ATIVIDADES ESCOLARES?
o DE QUE MODO AS CLASSES OU TURMAS PODEM SER ORGANIZADAS?
O CONSELHO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE
o COMO SE PROCESSA A AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE?
o E SE A ESCOLA VERIFICAR QUE ALGUNS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM O APROVEITAMENTO ESCOLAR ESPERADO?
o E SE O TEMPO ESCOLAR NÃO FOR SUFICIENTE PARA O ESTUDANTE APRENDER
AS ATIVIDADES ESCOLARES E AFORMAÇÃO CIDADÃ DO ESTUDANTE
DESAFIOS
o REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS
o IMPULSO PARA GERAR NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE
TAREFAS
SER LOCUS DE:
o PRODUÇÃO
o SISTEMATIZAÇÃO
o SOCIALIZAÇÃO
RELAÇÃO ENTRE
o HOMEM
o NATUREZA
o CULTURA
TEMPO ESCOLAR
SUCESSO
o RITMO
o TEMPO
o EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
o CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR
o RELAÇÕES RECÍPROCAS ENTRE VIVÊNCIA/CONTEÚDO/REALIDADE
o PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FORMAÇÃO CIDADÃ DO ESTUDANTE)
PROGRESSÃO ESCOLAR:
POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
o POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS EM NÍVEL NACIONAL E LOCAL
o ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA PEDAGÓGICA
o FINALIDADES DA ESCOLA, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA MANTER OS ESTUDANTES NA ESCOLA
AÇÕES DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO PARALELA
o CAPACIDADE DA ESCOLA PROPOR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INOVADORAS RELEVANTES E SIGNIFICATIVAS CONSIDERANDO O TEMPO EFETIVO PARA QUE A APRENDIZAGEM POSSA OCORRER.
TAREFAS DO CONSELHO ESCOLAR
o ACOMPANHAR AS FORMAS COMO SE REALIZAM AS PROGRESSÕES DOS ESTUDANTES
o VERIFICAR DE QUE MODO ESTAO SE SAINDO NAS RECUPERAÇÕES
o QUAIS OS RESULTADOS FORAM ALCANÇADOS
o TEMPO ADEQUADO PARA AS ATIVIDADES REALIZADAS.
O TEMPO PEDAGÓGICO E O CONSELHO ESCOLAR
o QUAL É O SENTIDO DO TEMPO PEDAGÓGICO?
o O TEMPO É UM FATOR IMPORTANTE NA AVALIAÇÃO ESCOLAR?
CONCLUSÃO
OS ESTUDANTES TÊM DIREITO AO AVANÇO NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, BEM COMO À TERMINALIDADE DE SEUS CURSOS. A FORMAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPADORA DOS ESTUDANTES IMPLICAM A GARANTIA DESSAS CONDIÇÕES, O EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO ÀS SUAS SINGULARIDADES HISTÓRICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário