sexta-feira, 10 de julho de 2009

CONSELHO ESCOLAR E O APROVEITAMENTO SIGNIFICATIVO DO TEMPO PEDAGÓGICO

POR: RONICILDA STHEOMAR

ORIENTAÇÃO: SIMONE MÁRCIA MAMEDE

INTRODUÇÃO

ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE DIREITO DA CIDADANIA

o EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
o DE QUE MODO A ESCOLA PODE SE ORGANIZAR PARA ATENDER AO DIREITO DO ESTUDANTE DE TER ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

o COMO PODE SER ASSEGURADA A QUALIDADE DO ENSINO?
o DE QUE FORMA A ESCOLA ORGANIZA AS ATIVIDADES ESCOLARES?
o DE QUE MODO AS CLASSES OU TURMAS PODEM SER ORGANIZADAS?

O CONSELHO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

o COMO SE PROCESSA A AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE?
o E SE A ESCOLA VERIFICAR QUE ALGUNS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM O APROVEITAMENTO ESCOLAR ESPERADO?

o E SE O TEMPO ESCOLAR NÃO FOR SUFICIENTE PARA O ESTUDANTE APRENDER

AS ATIVIDADES ESCOLARES E AFORMAÇÃO CIDADÃ DO ESTUDANTE

DESAFIOS

o REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS



o IMPULSO PARA GERAR NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE

TAREFAS

SER LOCUS DE:

o PRODUÇÃO
o SISTEMATIZAÇÃO
o SOCIALIZAÇÃO



RELAÇÃO ENTRE

o HOMEM
o NATUREZA
o CULTURA




TEMPO ESCOLAR

SUCESSO

o RITMO



o TEMPO



o EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

o CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR
o RELAÇÕES RECÍPROCAS ENTRE VIVÊNCIA/CONTEÚDO/REALIDADE
o PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FORMAÇÃO CIDADÃ DO ESTUDANTE)

PROGRESSÃO ESCOLAR:

POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

o POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS EM NÍVEL NACIONAL E LOCAL
o ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA PEDAGÓGICA
o FINALIDADES DA ESCOLA, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA MANTER OS ESTUDANTES NA ESCOLA

AÇÕES DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO PARALELA

o CAPACIDADE DA ESCOLA PROPOR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INOVADORAS RELEVANTES E SIGNIFICATIVAS CONSIDERANDO O TEMPO EFETIVO PARA QUE A APRENDIZAGEM POSSA OCORRER.

TAREFAS DO CONSELHO ESCOLAR

o ACOMPANHAR AS FORMAS COMO SE REALIZAM AS PROGRESSÕES DOS ESTUDANTES
o VERIFICAR DE QUE MODO ESTAO SE SAINDO NAS RECUPERAÇÕES
o QUAIS OS RESULTADOS FORAM ALCANÇADOS
o TEMPO ADEQUADO PARA AS ATIVIDADES REALIZADAS.

O TEMPO PEDAGÓGICO E O CONSELHO ESCOLAR

o QUAL É O SENTIDO DO TEMPO PEDAGÓGICO?




o O TEMPO É UM FATOR IMPORTANTE NA AVALIAÇÃO ESCOLAR?

CONCLUSÃO

OS ESTUDANTES TÊM DIREITO AO AVANÇO NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, BEM COMO À TERMINALIDADE DE SEUS CURSOS. A FORMAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPADORA DOS ESTUDANTES IMPLICAM A GARANTIA DESSAS CONDIÇÕES, O EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO ÀS SUAS SINGULARIDADES HISTÓRICAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário