PEDAGOGIA E AS NOVAS TEORIAS E PRÁTICAS NA "GESTÃO DO CONHECIMENTO"

Pedagogia é a ciência da Educação. Neste momento, o pedagogo torna-se um profissional apto para exercer suas funções, não apenas no contexto escolar, mas um novo tipo de Conhecimento, produzido pelas novas teorias e práticas da Comunicação informatizada, dessa "era do conhecimento" inovador, criativo e empreendedor, desencadeado pela "Gestão do Conhecimento" nas instituições de Pesquisa e nas atuais empresas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Postado por Ronicilda às 08:40 Nenhum comentário:
Postado por Ronicilda às 08:39 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

A PEDAGOGIA NA ERA DO CONHECIMENTO

A PEDAOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Para entender a importância da Pedagogia é necessário compreender um vocabulário próprio da Educação. Diversas expressões designam o acontecer educativo: processo educativo, prática educativa, atividade educacional. Falamos de educação nacional, ambiental, rural,sexual, educação escolar, etc... Ninguém escapa dela, em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, envolvemos pedaços de nossa vida com ela. Para SABER, para FAZER, para SER ou para CONVIVER, misturamos a vida com ela. Não existe um modelo ideal, muito menos uma escola ideal ou um professor único praticante. É urgente compreendermos o significado deste vasto conceito: A EDUCAÇÃO. Um conceito ampliado da Educação e da Pedagogia Educação é um fenômeno multifacetado, ocorre em vários lugares, sob várias Modalidades. Pedagogia seria, então, “o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educative concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuraçãoda atividade humana” LIBÂNEO, 2005, p. 30. Diante dessas afirmações é mister afirmar que o ato Educativo possui duas características segundo Libâneo: a primeira que é uma atividade humana intencional, a segunda: uma prática social. Educação, objeto de estudo da Pedagogia Se o ato educativo possui um caráter intencional inerente a vida social, a pedagogia se constitui como objeto de conhecimento pertencendo-lhe a tarefa de pesquisa e é por esta razão que a Pedagogia caracteriza-se pela teoria e pela prática da educação. Não é apenas a pedagogia que tem a educação como objeto de estudo, a psicologia, a antropologia e a sociologia também direcionam suas atenções a este enfoque. A pedagogia é uma ciência da educação que estuda o fenômeno educativo na sua globalidade, é um campo de estudos que possui identidade e problemáticas próprias. Não restringe seu estudo, apenas, em meio escolar, mas também aos fenômenos sociais constituintes do Homem na e da sociedade. A escola diante das realidades contemporâneas As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo moderna afetam grandemente o sistema educacional. A globalização, o estrangeirismo lingüístico, os processos de trabalhos a fragilidade dos valores e das atitudes, são alguns ingredientes contemporâneos. “O conhecimento não tem nenhuma luz senão a que brilha sobre o mundo a partir da redenção” Adorno, in Mínima Moralia A importância da pedagogia nos dias de hoje Acredita-se que as escolas não têm clareza do produto final a quem destina o seu serviço. Enfrentam sérios problemas de gestão e de competência dos gestores em assegurar o êxito no processo pedagógico. Os professores parecem não conseguir superar formas de ensino baseadas em exposições verbais. O enfrentamento destas e outras questões envolve um discurso de superação e não de inércia. Há quase trinta anos o pedagogo socialista polonês Suchodolski escrevia: Ao considerar a pedagogia uma ciência sobre a atividade transformadora da realidade educativa, temos a possibilidade de uma nova determinação dos objetivos da educação e de suas categorias fundamentais(...) Numa época tão mutável e nova como a nossa, os objetivos da educação devem decifra-se nas perspectivas do futuro para o qual temos de preparar os indivíduos. In LIBÂNEO, 2005, p.199 Esta exposição aponta para uma perspectiva pós-moderna da qual não podemos ignorar sua relevância. Os esforços direcionados para clarear a importância da pedagogia nos dias atuais concentram-se numa mudança de atitude, numa tomada de consciência que deve perpassar pela concretude do raciocínio, sem grandes utopias. A pedagogia nos dias de hoje deve direcionar seu olhar para o preparo de um anova classe de crianças, jovens e adultos que possam garantir uma vida digna, utizando-se das tecnologias e quando possível humanizando-as. Definitivamente é urgent acreditar que através da educação atingimos o propósito de emancipação do Homem. Refletir sobre a pedagogia é caminhar com entusiasmo e senso crítico, rumo a uma idéia de reforma nas escolas e nas instituições de ensino superior, para efetivamente, nos libertarmos de um passado míope aos avanços do futuro e sua emancipação. BIBLIOGRAFIA LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8ª ed., São Paulo, Cortez, 2005. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito/Selma Garrido Pimenta, Evandro Ghedin (orgs.) 4ª ed., São Paulo, Cortez, 2006.

Seja Bem Vindo...

Gosto de gente com a cabeça no lugar,
De conteúdo interno,
Idealismo nos olhos e dois pés no chão da realidade.

Gosto de gente que ri,
Chora, se emociona com uma simples carta,
Um telefonema, uma canção suave, um bom filme,
Um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.

Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos,
Cultiva flores, ama animais.
Admira paisagens, poeira;
E escuta.

Gente que tem tempo para sorrir bondade,
Semear perdão, repartir ternuras,
Compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si,
Emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta,
Sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis,
Por mais desgastantes que sejam.

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha,
Busca a verdade e quer sempre aprender,
Mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.

Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos.
Com muito AMOR dentro de si.
Gente que erra e reconhece, cai e se levanta,
Apanha e assimila os golpes,
Tirando lições dos erros e fazendo redentora suas lágrimas e sofrimentos.
Gosto muito de gente assim.....

E desconfio que é deste tipo de gente que DEUS também gosta!
(Anônimo)

Páginas

  • Início

Marcadores

  • o século XXI e a inclusão social (2)
  • o século XXI ea inclusão social (1)

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários
Powered By Blogger

Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2010 (17)
    • ▼  junho (13)
      • ►  jun. 19 (1)
      • ▼  jun. 18 (2)
        • Sem título
        • Sem título
      • ►  jun. 04 (3)
      • ►  jun. 03 (5)
      • ►  jun. 01 (2)
    • ►  maio (4)
      • ►  mai. 31 (1)
      • ►  mai. 29 (2)
      • ►  mai. 08 (1)
  • ►  2009 (23)
    • ►  dezembro (4)
      • ►  dez. 23 (4)
    • ►  novembro (1)
      • ►  nov. 03 (1)
    • ►  outubro (3)
      • ►  out. 15 (1)
      • ►  out. 05 (1)
      • ►  out. 02 (1)
    • ►  setembro (1)
      • ►  set. 24 (1)
    • ►  agosto (3)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 19 (1)
      • ►  ago. 09 (1)
    • ►  julho (11)
      • ►  jul. 25 (1)
      • ►  jul. 14 (4)
      • ►  jul. 13 (1)
      • ►  jul. 10 (5)

Quem sou eu

Minha foto
Ronicilda
Não desisto nunca dos meus sonhos, sou persistente. Gosto de contribuir com tudo aquilo que minha consciência julga correto. Gosto da liberdade para poder sonhar, vislumbrar, opinar, modificar, implementar e/ou implantar e jamais sentir que envelheci. Sou tolerante, perdoável e amo todos aqueles que fazem parte do meu ciclo de vida. Dedico à espiritualidade, tenho fé e com essa personalidade tenho conseguido enfrentar muitas barreiras e quebrar muitos preconceitos, conquisstando um espaço para o educador do século XXI.
Ver meu perfil completo

REFLEXÃO

ANTES DE RECLAMAR DAS COISAS QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO, VERIFIQUE O QUE VAI OCUPAR O LUGAR QUE ELAS DEIXARAM VAGO. PODE SER ALGO MUITO MAIS IMPORTANTE E ENRIQUECEDOR!

QUAL A CAPITAL DA INGLATERRA?

Pedagogia

Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.