terça-feira, 14 de julho de 2009

Texto de opinião sobre o Processo de Democratização da Escola

A democracia não é só uma forma de governo, é acima de tudo um modo de vida. É o resultado do pensamento partilhado de todos os envolvidos, é participação.
Em nossa sociedade, a escola pública tem como função social formar o cidadão, isto é, construir sujeitos com conhecimentos, atitudes e valores tornando-os solidários, críticos, éticos e participativos.
Frente às inúmeras transformações ocorridas atualmente na sociedade, a escola necessita repensar o seu papel.
A contribuição significativa da escola para a democratização da sociedade e para o exercício da democracia participativa fundamenta e exige a gestão democrática da escola.
A participação constitui-se numa das melhores maneiras de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de toda comunidade escolar na tomada de decisões e no funcionamento da organização constitucional.
A democracia na escola firma a sua importância, seu papel e valor, construindo sua autonomia. O gestor passa ser o mediador, articulador das relações inter e intra subjetivas, das vontades e dos conflitos. Seu poder fundamenta-se na vontade coletiva de todos os envolvidos.
Assim, antes das rotinas administrativas são definidos os rumos, traçados os objetivos e estabelecidas as estratégias numa construção coletiva.
Nota-se, porém, a dificuldade da escola em enfrentar e superar as mudanças. Isto se deve às resistências ao modelo de gestão e ao medo do novo. Nesse sentido tornam-se de suma importância os cursos de formação continuada para conscientizar a comunidade escolar das mudanças, da implantação de um novo modelo de escola que requer do diretor um novo perfil, uma nova estratégia, o trabalho de equipe, com ampla participação de todos os segmentos da escola e da comunidade.

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