CONCEPÇÃO DOS TRANSTORNOS AFETIVOS DA PERSONALIDADE
Fundamentada numa teoria psicanalística
um padrão persistente de vivência íntima ou comporta
mento
desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo,
é global e inflexível,
tem início na adolescên
cia ou no começo da vida adulta
provoca sofrimento e prejuízo
é estável ao longo do tempo
Eixo de Análise
Relações familiares vinculadas ao desenvolvimento emocional apresentados pelo sujeito em questão.
Características do Aprendiz:
Desvios de conduta;
Repertório comportamental indesejável.
Fatores determinantes das dificuldades de aprendizagem
Perturbações afetivas;
Características e personalidade apresentadas pela criança;
Maturidade dos aspectos afetivo-emocionais da criança
A Dislexia
Configura como um sintoma neurótico ou psicótico e pode ser uma forma de linguagem da criança (meio encontrado por ela para evidenciar suas dificuldades no plano afetivo).
Problemática
TRANSTORNOS AFETIVOS DA PERSONALIDADE
EIXO DE ANÁLISE
CONFLITOS DA DINÂMICA FAMILIAR;
DETERMINISMOS E GENERALIZAÇÕES SEM ANÁLISE DOS SINTOMAS E CAUSAS QUE EXPRESSAM UMA MENSAGEM DA CRIANÇA E DO SEU CAMPO AFETIVO
INVERSÃO DA PROBLEMÁTICA
TRANSTORNOS AFETIVOS DA PERSONALIDADE
EIXO DE ANÁLISE
TRANSTORNOS AFETIVOS APRESENTADOS PELO APRENDIZ
CONSEQUÊNCIAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FOCO EM OUTROS ASPECTOS ENVOLVIDOS EFETIVAMENTE COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Ponto de Reflexão
Quais os transtornos (sintomas, causas) afetivas que poderão levar o aprendiz à defasagem de aprendizagem?
Contribuição da Psicologia para a concepção
Criação da terminologia que caracteriza o aprendiz com problemas escolares, com o rótulo “criança problema”.
Tinha como finalidade a pretensão na correção dos desajustes infantis através da higiene mental.
“Psicologização do fracasso escolar”, definição do referencial desenvolvido pelos psicólogos clínicos.
Conclusão
O pressuposto norteado pela Psicologia Clínica, baseado no estado afetivo-emocional da criança não se coloca como referencial do processo de aquisição da leitura e da escrita.
Neste contexto subtende-se que, se a criança estiver saudável emocionalmente, ela não apresentará problemas de aprendizagem.
Assim sendo, as variáveis do processo ensino-aprendizagem deixam de se interar a análise da abordagem dos transtornos afetivos e familiares.
Comparação entre as Concepções Cognitivista e Transtornos Afetivos da Personalidade
Cognitivista
Aprendiz:
Lento
Problema de memorização
Anti-intelectual
Problemas:
Localizados no campo das percepções do aprendiz e sua inteligência é deficitária de caráter irreversível
Transtornos Afetivos da
Personalidade
Aprendiz:
Desvio de conduta
Repertório comportamental indesejável.
Problemas:
Estão localizados nas perturbações e nas características da personalidade da criança
Cognitivista
O foco das dificuldade aprendizagem estão nas imprecisões perceptivas auditivas e visuais, nos transtornos motores e nos transtornos da linguagem.
A maturidade é indicada como pertencendo ao campo das percepções e do intelecto.
Transtornos Afetivos da Personalidade
Focaliza o aluno e seu meio como responsáveis e indica que os seus sintomas podem afetar o seu campo cognitivo, prejudicando a sua aprendizagem.
A maturidade está nos aspectos afetivos e emocionais da criança fracassada.
Conclusão Final
As concepções cognitivista e de transtornos afetivos da personalidade deixaram de considerer as diferenças existentes entre a lingua falada e a lingua escrita, fato esse que pode ter gerado os rótulos em torno das abordagens do ensino-aprendizagem
Ambas concepções consideram o processo da leitura e da escrita uma constituição de situações de treino e habilidades, obedecendo uma sequência de etapas.
A linguagem escrita é um aprendizado mecanizado e automatizado pelo aprendiz.
O não aprendizado é um distúrbio residente na própria criança.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspectiva do Aprendiz. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado da Faculdade de Educação de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 1996.
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