sexta-feira, 4 de junho de 2010

RESENHAS

É um gênero textual em forma de síntese (resumo) que expressa a visão do autor sobre um fato cultural, como por exemplo, um livro, um filme, exposições, entre outros.
Numa resenha é fundamental o equilíbrio entre dois pontos padrões: a mistura dos momentos de pura descrição com os momentos de crítica direta.
Sendo a resenha um gênero textual necessariamente breve, é perigoso recorrer-se ao erro do superficial. Neste caso o resenhista precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”. Essas são as características de uma resenha de forma geral.

A Resenha Acadêmica, apresenta moldes bastante rígidos e responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
    A resenha acadêmica crítica apresenta oito passos padronizados para que se transforme em texto ideal:
    1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
    2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
    3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
    4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
    5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
    6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
    7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
    8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de ____________ da Universidade________________”
    A resenha acadêmica descritiva apresenta sete passos essenciais para a formação de um texto ideal. Envolvem os oito passos citados na resenha acadêmica crítica, com exceção do número 5.
    1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
    2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
    3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
    4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
    5. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
    6. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
    7. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso ________ da Universidade de ________________”
    Na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
    1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
    2. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
    3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
    4. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
    5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de ___________ da Universidade de ________________”.
    As resenhas são um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral. É uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

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