sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA EDUCACIONAL

Realizar a tarefa da pesquisa educacional é, na atualidade, desbruçar-se sobre as práticas pedagógicas, por meio de um pensar livre e autônomo que se constitui no instrumento primeiro da formação do espírito.
Buscar entender a filosofia que constituiu e institucionalizou o ensino, historicamente, pode trazer alguma contribuição para se pensar a questão educacional hoje. Trabalhar visando a crítica o pensamento dominante, aceitando a diversidade e avaliando a parcela e o todo, pode constituir o horizonte para a importância da pesquisa em sua reflexão-intervenção presentes em nosso processo de formação educacional.
A necessidade de nos mantermos atualizados e preparados para enfrentar as novas situações que o mundo coloca continuamente, em que a velocidade e a quantidade de informações exigem de nós capacidade de seleção, reflexão e aprofundamento.
Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou contribuir ou colaborar para algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Como atividade regular pode ser definida como um conjunto de atividades orientadas, planejada pela busca do conhecimento.
Pesquisa é uma palavra de origem espanhola, herdada do latim do verbo perquiro, que significa procurar, buscar com cuidado, procurar por parte, indagar bem, informar-se, inquirir, perguntar, aprofundar na busca. Daí percebe-se que o significado desse verbo insiste na idéia de uma busca feita com cuidado e profundidade.

O QUE É O PROJETO DE PESQUISA
Constitui-se do plano de trabalho da pesquisa que tem por finalidade definir os rumos que o investigador deve tomar.
Deve responder às perguntas:
• O quê?
• Por quê?
• Para quê?
• Para quem?
• Onde?
• Quando?
• Como?
• Com quê?
Pode-se dizer, no entanto, que o Projeto de Pesquisa constitui o ordenamento daquilo que o pesquisador pretende realizar. É um plano de roteiro organizado que deve ser enquadrado no tempo x espaço.
LEMBRE-SE: “não inicie uma pesquisa sem um plano de ação, um roteiro dos cainhos que acredita percorrer para chegar aos seus objetivos”.

ESTRUTURA
Todo projeto é formado de partes:
1. Tema – é o assunto a ser pesquisado, que procura responder o que investigar, para chegar ao tema específico ou título do projeto. Na escolha do tema, deve-se levar em consideração a quantidade de atividades que se tem de cumprir para executar o trabalho medi-la com o tempo e espaço. A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais devem ter uma importância qualquer para as pessoas ou para a sociedade em geral. O material de consulta e dados necessários na escolha do tema deve possuir fontes secundárias para consulta, evitando, assim, a busca de fontes primárias que necessitam de um tempo maior para a realização do trabalho, prejudicando o tempo institucional previsto anteriormente.
2. Revisão de literatura – é a literatura existente sobre o tema específico escolhido para analisar a viabilidade ou não da pesquisa. O levantamento da revisão da literatura traduz-se como a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes. Nesta fase esteja preparado para copiar os documentos utilizando fotocópias, fotografias ou outro meio qualquer. Separe-os de acordo com os critérios de sua pesquisa
3. Problema – responde a pergunta o quê? Trata-se do assunto a ser pesquisado/investigado e extraído do tema em forma de pergunta. É a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese (suposição), que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O problema deve ser criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. Não existem regras para se criar um problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.
4. Justificativas – responde o por quê da escolha do problema a ser resolvido, que razões levaram o pesquisador ao assunto. Trata-se do convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido e a hipótese a ser comprovada devem ter importância para a sociedade ou para alguns indivíduos. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa e se propor tal empreendimento, por isso, deve-se tomar os devidos cuidados para não tentar justificar a hipótese, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa.
5. Objetivos - Para quê? Metas ou finalidades a serem alcançadas, o que se pretende atingir para a resolução do problema através da pesquisa. Um macete para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo.
6. Procedimentos Metodológicos – responde ao como será realizada a pesquisa, com quem, para quê, onde. É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda aço desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Explica o tipo de pesquisa, o instrumental utilizado (questionário, entrevista), o tempo previsto, a forma de tabulação e tratamento dos dados, enfim tudo aquilo que se utilizou durante o trabalho de pesquisa.
7. Cronograma das Atividades – é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. Os períodos podem estar divididos em: semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres, etc.
8. Recursos – os recursos podem estar divididos em Material Permanente, Material de consumo e Pessoal, sendo que esta divisão vai ser definida a partir dos critérios de organização de cada um ou exigências da instituição onde está sendo apresentado o projeto.
9. Avaliação: Construção de um olhar global sobre a criança a fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental
buscar novos olhares: - Recolhendo outras visões sobre ela.
- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche. - Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz. - Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança comportar-se de determinada forma na escola/creche. - Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.
Sugestões: Hábitos e Atitudes: Está sempre atento na sala de aula
Relaciona-se bem com os colegas e professores. Ouve com atenção e espera a sua vez de falar. Faz a tarefa com capricho e é pontual na sua entrega. Porta-se no momento da merenda e higiene. Colabora com a limpeza da sala de aula. É cuidadoso com o material escolar. Confia nas tarefas que realiza. Comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.
A conversa está interferindo no rendimento. Reparte os brinquedos com os colegas.
Linguagem: Entende bem o que lhe é falado. Expressa-se com clareza.
Articula bem as palavras. É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e teatrais. Dialoga sobre suas vivências espontaneamente. Na hora da história, está disposto a ouvir e participar. Desenvolvimento Cognitivo: Apresenta bom raciocínio matemático. Tem facilidade em compreender as noções matemáticas. Compõe quebra-cabeça. Consegue concentrar-se na realização das atividades.Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos. É responsável na execução das atividades. Desenvolvimento Psicomotor: Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...). Quando modela cria formas diferentes. Apresenta boa motricidade fina (recortar, pintar, colar...). Tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente. Orienta-se bem no espaço e tempo.
10. Referências bibliográficas – livros e demais materiais publicados que serão citados na pesquisa e devem obedecer às normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. É um item obrigatório.
11. Anexos – este item só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento eu venha dar algum esclarecimento ao texto. Sua incluso fica a critério do autor da pesquisa.
12. Conclusão – são as respostas claras, objetivas e diretas às questões formuladas na seção do problema. Podem ser respostas consistentes ou provisórias, dependendo do estudo realizado e dos resultados obtidos. Apresentam um conhecimento novo ou reformulação nova do conhecimento existente. O importante é que as conclusões sejam a deduções lógicas da análise efetuada.

ESQUEMA DO TRABALHO

Concluído o Projeto, o pesquisador elaborará um Esquema do Trabalho que é uma espécie de esboço daquilo que ele pretende inserir no seu Relatório final da pesquisa. O Esquema do Trabalho guia o pesquisador na elaboração do texto final. Por se tratar de um esboço, este esquema pode ser totalmente alterado durante o desenvolvimento do trabalho.
Depois de concluída a pesquisa, este esquema irá se tornar o Sumário do trabalho final.
Exemplo:
1 - Título: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
2 – Introdução
Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia, mas, por obediência, comia. Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.
3. Problema
Que papel a escola desempenha na construção de hábitos e estilos de vida no que diz respeito ao consumo de alimentos saudáveis e na consciência de sua contribuição para a promoção da saúde?
4. Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos este projeto.
5. Objetivo Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
5.1- Objetivos Específicos:
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Valorizar o momento reservado à alimentação.
4. Cronograma das Atividades
Linguagem oral e escrita
- Interpretações pessoais
- Pseudoleitura/Pseudoescrita
- Narração de fatos
- Escrita espontânea
- Reconhecimento de letras
- Leitura oral de gêneros textuais instrucionais
- Reconto
- Escrita espontânea
- Formação de palavras por troca de letra
- Produção textual individual e coletiva
Linguagem matemática
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)
- Agrupamentos
- Relação bionívoca
- Noções de operação (divisão)
- Situações problemas (adição e subtração)
- Noções de números pares e ímpares
- Situações-problema
- Sistema monetário
- Seriação:
- Semelhança/diferença;
- Pertinência/correspondêmcia)
Artes - Linguagem visual
- Poesia
- Música
- Modelagem
- Pintura
- Desenho
Ciências
- Nosso corpo (higiene corporal)
- Meio ambiente (produção de alimentos)
- Vegetais
- Nutrição e desnutrição
História/geografia
- Modos de alimentação dos grupos sociais;
- Regras e princípios sociais;
- Tempo
5. Recursos/Estratégias
- Rodinha
- Cozinha experimental
- Músicas
- Teatro (vendinha)
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem
- Desenho livre
- Alfabeto Móvel
- Sucatas
6. Metodologia
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
- Palestra com uma nutricionista;
- Visitar uma feira;
- Preparação e degustação de receitas saudáveis;
- Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Promover concursos de lanches saudáveis;
- Organização de um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”
7. Resultado Final
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
8. Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
9. Conclusão
De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização. “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que se propõe”. (Jean Piaget).
9. Bibliografia
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Resumindo...

Um projeto de pesquisa, então deve ter as seguintes características:
• Tema
• Problema
• Justificativa
• Objetivos
• Metodologia
• Cronograma das Atividades
• Referências Bibliográficas
• Anexos
• Conclusão
OBSERVAÇÃO: o documento final do Projeto de Pesquisa deve conter:
1. Capa
2. Folha de Rosto
3. Sumário
4. Texto do Projeto
5. Referências

RERERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
DIEZ, G. F. A Construção do Texto Acadêmico: Manual para orientação de projetos de pesquisa e monografias. Curitiba: Popular, 2002.

MEDEIROS, J. B. Técnicas de Redação. São Paulo: Atlas, 1991.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1982.

LOBO, Bruna Leão de Siqueira. Projeto Alimentação Saudável. Santarém/PR, 2007

GONTIJO, Angélica Cristina Moreira. Metodologia do Ensino superior. Coordenação Pedagógica. Paracatu: Prominas, 2009.

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